Republicano anuncia vitória em eleições especiais em Ohio

Com 99% das urnas apuradas, o republicano Troy Balderson leva vantagem na acirrada disputa por uma vaga especial no Congresso norte-americano pelo estado de Ohio. 

A diferença para o adversário, o democrata Danny O'Connor, é de menos de um ponto percentual, com placar de 50,2 a 49,3% a favor do republicano. A eleição está sendo realizada para repor a vaga deixada pelo congressista republicano Pat Tiberi, que renunciou para trabalhar em uma empresa privada.

Pelas leis do estado, quando a diferença entre os candidatos for de menos de um ponto percentual, os votos devem ser recontados. O resultado oficial só será anunciado quando forem contabilizados os votos de eleitores que estão fora do estado, que serão enviados pelo correio.

Mesmo com a derrota apertada, o resultado é considerado positivo para os democratas, que não elegem um congressista no estado há mais de 40 anos. "Não vamos parar agora", disse a seus seguidores Danny O'Connor, que retomará a campanha para as eleições legislativas de novembro.

O pleito é considerado o último teste de popularidade para o presidente norte-americano, Donald Trump, antes da eleições legislativas de novembro. No Twitter, Trump parabenizou Balderson por ter conquistado uma "grande vitória" e aproveitou para atribuir a si parte dos méritos, dizendo que o candidato conseguiu reverter uma desvantagem de 64 a 36% dos votos depois de um discurso dele no estado, no último sábado (4). O mandatário também previu uma nova vitória para Balderson nas eleições de novembro.