ASSINE
search button

Elon Musk oferece ajuda para resgatar meninos em caverna na Tailândia

Compartilhar

O empresário Elon Musk anunciou nesta sexta-feira que vai enviar engenheiros de suas companhias SpaceX e Boring Co. para ajudar no resgate de uma equipe de futebol infantil presa em uma caverna na Tailândia.

A oferta de ajuda ocorre em meio a uma crescente sensação de que o tempo se esgota para as 12 crianças e seu treinador presos em uma caverna inundada.

Musk afirmou que enviaria equipes de sua empresa de exploração espacial SpaceX e da empresa de engenharia Boring Co., que está desenvolvendo sistemas de túneis para projetos de transporte.

"Os engenheiros da SpaceX & Boring Co chegam na Tailândia amanhã para ver se podem ajudar o governo", tuitou Musk.

"Provavelmente há muitas complexidades que são difíceis de analisar sem estar pessoalmente" no local, acrescentou.

As autoridades tailandesas estão numa corrida contra o tempo diante das fortes chuvas, enquanto tentam encontrar uma maneira de resgatar o grupo, preso há quase duas semanas no complexo de cavernas de Tham Luang, no norte do país, em um episódio que tem chamado a atenção de todo o mundo.

Musk disse que estudava maneiras de tirar a água da caverna ou bombear ar para dentro.

"Talvez valha a pena tentar: inserir um tubo de nylon de 1 metro de diâmetro (ou um conjunto mais curto de tubos para os trechos mais difíceis) através da rede de cavernas e inflar de ar como um castelo inflável", explicou no Twitter.

Ele escreveu anteriormente que Boring Co. "tem um geo-radar avançado que é bom o suficiente para cavar buracos".

Musk, nascido na África do Sul, lançou a fabricante de carros elétricos Tesla e a empresa de neurotecnologia Neuralink, bem como a SpaceX e a Boring Co., e se tornou uma das pessoas mais ricas do mundo depois de vender a empresa de pagamentos PayPal.

rl/ia/gv/val/mr