Navio Aquarius muda rota por causa do mau tempo

O navio Aquarius, que está sendo escoltado por embarcações italianas até Valência, na Espanha, mudou sua rota nesta quinta-feira (14) por causa do mau tempo. O comboio transporta 629 migrantes.    

No Twitter, a ONG SOS Méditerranée disse que o navio seguirá ao longo da costa oriental da Sardenha para evitar o mar agitado e tempestades. Segundo a entidade, os passageiros estão "exaustos".    

O Aquarius ainda está em águas territoriais italianas e navega a uma velocidade de nove nós. Sua chegada em Valência deve ocorrer no próximo domingo (17). Em um pronunciamento, a alta representante da União Europeia para Política Externa, Federica Mogherini, que é italiana, pediu que o navio fique no mar "o mínimo de tempo possível".    

A embarcação da ONG SOS Méditerranée ficou dois dias parada entre Malta e Itália, após ter sido impedida de ancorar em ambos os países com 629 pessoas resgatadas no Mediterrâneo. Depois de um jogo de empurra na UE, a Espanha, a mais de mil quilômetros de distância, se ofereceu para receber o Aquarius.    

O fechamento dos portos para navios que fazem resgates no Mediterrâneo é uma das bandeiras do novo governo italiano, que tem como principal figura o ministro do Interior Matteo Salvini, secretário do partido de ultradireita Liga.