União Europeia e Reino Unido chegam a acordo sobre transição pós-Brexit

A União Europeia e o Reino Unidos alcançaram um acordo nesta segunda-feira sobre os termos de um período de transição pós-Brexit, anunciaram os negociadores-chefe das duas partes, Michel Barnier e David Davis, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

Houve acordo sobre "uma ampla parte do que constituirá o acordo internacional para a retirada do Reino Unido", declarou Barnier, precisando que alcançou-se em particular  "um acordo sobre um período de transição" após o Brexit.

Além disso, as duas partes chegaram a um acordo para integrar um compromisso provisório sobre o tema da fronteira irlandesa depois do Brexit no projeto de acordo de retirada que a primeira-ministra britânica Theresa May recusou em um primeiro momento.

"Nós chegamos a um acordo hoje para que o 'backstop' faça parte do texto jurídico do acordo de retirada", anunciou Barnier.

Ele se referia à proposta europeia de implementar um "espaço regulamentar comum", que inclua UE e a Irlanda do Norte "sem fronteiras internas", na falta de outra solução satisfatória.