ASSINE
search button

Cientistas americanos calcularam o número de ogivas nucleares da Coreia do Norte

Compartilhar

A Coreia do Norte pode possuir cerca de 20 ogivas nucleares. Além disso, Pyongyang pode contar com material para a produção de mais 60 ogivas novas, informou a revista Bulletin of Atomic Scientists, que publicou o estudo dos cientistas norte-americanos Hans Kristensen e Robert Norris.

Kristensen chefia o projeto de informações nucleares da Federação de Cientistas Americanos em Washington. Norris ocupa cargos de chefia na mesma organização.

"Com base em informações disponíveis, avaliamos com cuidado a quantidade de material radioativo que a Coreia do Norte pode ter produzido e concluimos: o país pode produzir entre 30 e 60 ogivas. E já deve ter construído entre 10 e 20. Ainda é possível que a Coreia do Norte possue ogivas para mísseis de menor alcanse, tais como Nodon", informou o artigo. 

Apesar de tudo, o cientistas afirmam não haver dados para confirmar que a Coreia do Norte pode construir ogivas nucleares para mísseis balísticos intercontinentais.

Alguns estudos anteriores também contestaram o fato de Pyongyang possuir tecnologia de reentrada na atmosfera, necessária para armar os mísseis balísticos intercontinentais.

>> Sputnik