ASSINE
search button

'Não há outra palavra a não ser racista': ONU se insurge contra declaração de Trump

Compartilhar

A ONU qualificou de "racista" o polêmico comentário do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre os imigrantes de "países de merda", afirmando que, pura e simplesmente, não há outra forma de descrevê-lo.

"É um comentário chocante e vergonhoso por parte do presidente dos Estados Unidos. Não há outra palavra que possamos usar a não ser 'racista'", disse o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, citado pela agência Reuters.

"Não se pode desconsiderar países inteiros e continentes como países de merda e cujas populações, que não são brancas, em consequência deixam de ser bem-vindas", acrescentou ele.

>> Trump chama países da América Central de 'buracos de merda'

Colville declarou "esse assunto é não apenas sobre linguagem vulgar, trata-se de abrir a porta ao pior lado da humanidade, de validar e fomentar o racismo e a xenofobia".

Em 11 de dezembro durante um encontro com congressistas para discutir novas regras de imigração, Donald Trump teria perguntado: "Por que estamos recebendo todas essas pessoas de países de merda?" enquanto falava sobre os imigrantes do Haiti e da África. De acordo com os presentes na reunião, o presidente disse que os EUA devem, sim, aceitar mais imigrantes de países como a Noruega.

>> Sputnik