ASSINE
search button

Liberais desistem de formar governo e abrem crise para Merkel

Alemanha poderá passar por novas eleições após fracasso

Compartilhar

Um anúncio surpreendente do líder do Partido Liberal Democrático (FDP, na sigla em alemão), Christian Lindner, pôs fim às tratativas para formar um novo governo na Alemanha e abriu uma crise sem precedentes para a chanceler Angela Merkel.

"Falta confiança e é melhor não governar assim", disse Lindner nesta segunda-feira (20) aos jornalistas que acompanhavam as negociações em Berlim "Melhor não governar do que governar mal. [O processo] mostrou que os quatro interlocutores não tem um projeto em comum para a modernização do país e não há confiança em uma base comum com a qual se pode imaginar os pressupostos para um governo estável", acrescentou.

O anúncio pegou de surpresa tanto Merkel quanto os outros três participantes da chamada coalizão "Jamaica", por conta das cores dos partidos.

"Nós achávamos que se poderia encontrar o fio que nos levaria a uma solução. Me entristece, com todo o respeito para o FDP, que não tenha sido possível encontrar uma alternativa. A maioria da população teria ficado feliz se encontrássemos uma solução", disse Merkel em um pronunciamento.

Um dos negociadores dos Verdes, Jürgen Trittin, mostrou todo seu choque em uma entrevista à TV "Phoenix".

"Christian Lindner anunciou a falta de confiança entre os partidos. Nós não podemos fazer outra coisa além de ouvir isso. Os Verdes e também a CSU, todos nós, juntos, permanecemos juntos um pouco chocados e indignados", disse Trittin.

Ele ainda afirmou que o acordo, que deveria ter sido encerrado na sexta-feira (17) e que foi prorrogado até este domingo (19), "estava próximo" de fechar um acordo entre todas as partes.

Merkel mantém seu cargo interinamente e irá fazer consultas com o presidente Frank Walter Steinmeier para tomar os próximos passos.

No dia 25 de setembro, os alemães votaram para renovar o Bundestag, o Parlamento alemão. Com isso, o União Democrata Cristã (CDU) de Merkel venceu o pleito, mas precisava fazer uma coalizão para governar o país.

No entanto, o parceiro dos últimos governos, o Partido Socialista, anunciou que estava fora das negociações por conta do péssimo resultado nas urnas. Com isso, Merkel precisou recorrer a mais partidos para conseguir uma maioria no Parlamento.

Agora, uma das possibilidades seria a convocação de novas eleições, o que causaria ainda mais tensão no país e, por consequência, na União Europeia.