ASSINE
search button

'Le Monde': Laos, a nova fronteira da China

Jornal diz que construção da ferrovia reforça dependência do regime em Pequim

Compartilhar

Matéria publicada pelo jornal Le Monde nesta terça-feira (8) fala sobre a construção de um túnel em Laos, uma nação sem saída para o mar , localizada no sudeste asiático, que cobre 236 800 km², fazendo fronteira com Mianmar, Camboja, República Popular da China,Tailândia e Vietnã.

Segundo a reportagem a via confirma a o progresso de um dos projetos ferroviários mais espetaculares do nosso tempo, sendo executado em quatro anos, se tudo correr como planejado, dando origem a um trem de alta velocidade fazendo uma rota de ligação direta com Singapura. 

O trem, em seguida, continuou o seu caminho através da vizinha Tailândia, onde o projeto de outra ferrovia acaba de ser aprovado pelo Bangkok em julho, acrescenta. As duas ligações ferroviárias Laos e Tailândia estão sendo construídas por empresas chinesas e formam uma "ramificação"  da "nova rota da seda" do Sudeste Asiático projetado pelo líder chinês, o presidente Xi Jinping. 

Para a China, o objetivo da manobra é limpar o caminho para o comércio direto e rápido acesso a mercados na península da Malásia e Singapura, sem circulação no continente asiático com a região do Mar do Sul da China, estrategicamente instável, finaliza.

> > Le Monde