ASSINE
search button

Polícia divulga nome de dois terroristas de Londres

Agressores se chamavam Khuram Butt e Rachid Redouane

Compartilhar

Após a Polícia ter identificado os três terroristas que atacaram a London Bridge, em Londres, no último sábado (3), começam a surgir notícias sobre seus nomes e origens.

Um deles era o britânico de origem paquistanesa Khuram Butt, homem de 27 anos que seria o líder da célula responsável pelo atentado. Ele também seria o jihadista fotografado por um italiano com um falso colete explosivo enquanto agonizava após ter sido baleado pelas forças de segurança.

O chefe da equipe antiterrorismo da Scotland Yard, Mark Rowley, disse que Butt era conhecido dos serviços de inteligência, mas que não havia evidências de que ele estivesse planejando um atentado, sendo classificado como de "baixa prioridade".

O homem também aparece no documentário "The jihadis next door" ("Os vizinhos jihadistas", em tradução livre), que trata sobre o risco do extremismo em Londres. No filme, Butt surge rezando em um parque da cidade ao lado de uma bandeira do Estado Islâmico (EI).

De acordo com o jornal "The Telegraph", ele teria se radicalizado assistindo a vídeos no YouTube e também era conhecido pelo nome de Abu Zeitoun. Outro agressor foi identificado como Rachid Redouane, marroquino que não era conhecido da Polícia.

Ambos moravam no distrito de Barking, a 15 quilômetros da London Bridge e alvo de uma operação da Polícia com 12 detidos no último domingo (4). O terceiro terrorista era um cidadão estrangeiro.

O atentado de sábado foi reivindicado pelo EI e deixou sete pessoas mortas, além dos três agressores.