ASSINE
search button

Trump 'estudou' discursos de Reagan, Kennedy e Nixon

Compartilhar

O magnata Donald Trump teria se inspirado - e estudado- discursos dos ex-presidentes norte-americanos Ronald Reagan, John F. Kennedy e Richard Nixon para sua cerimônia de posse hoje (20), em Washington D.C. De acordo com a imprensa local, os dicursos que mais foram analisados por Trump se referem aos de Nixon, em 1969, já que o republicano considerada parecidas as circunstâncias de hoje com as conjunturas políticas daquela época. Nixon venceu as eleições presidenciais com um baixo percentual de votos (43%, enquanto Trump conquistou 46%) e assumiu um país marcado por tensões raciais e pelos efeitos da guerra do Vietnã.

Ao tomar posse, Nixon pediu união entre os norte-americanos. O republicano foi o 37º presidente dos EUA, governou entre 1969 e 1974, foi o único a renunciar ao cargo, e o fez devido ao escândalo de Watergate, pouco antes do Congresso votar seu impeachment.

Juramento

O republicano Donald Trump jurou solenemente, rodeado por seus familiares, como novo presidente dos Estados Unidos. Ele se tornou, assim, o 45º mandatário da história do país. Após o juramento, ele cumprimentou seu vice, Mike Pence, e sua família. 

Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, Trump saudou todos os ex-presidentes que estão na cerimônia de posse e disse que os cidadãos "estão unidos para reconstruir nosso país".

"Juntos vamos determinar o caminho dos EUA e do mundo. Vamos enfrentar desafios, mas vamos fazer o que precisarmos fazer", acrescentou.

Trump agradeceu Barack Obama e Michelle por terem sido "magníficos" no processo de transição de poder. 

Ele afirmou ainda que seu governo vai "devolver o governo para o povo". "Enquanto Washington crescia, o povo perdia. Enquanto celebravam em Washington, o povo sofria. Mas, tudo muda a partir de agora. Este momento é de vocês e pertence a vocês", disse ainda.

"O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo. 20 de janeiro de 2017 será lembrada como a data que o povo voltou a ser o governo do país. Os homens e mulheres esquecidos, não serão mais esquecidos", afirmou Trump.

Donald Trump também lembrou dos problemas econômicos e educacionais dos Estados Unidos, dizendo que eles causaram a violência e "uma carnificina" no país.

"Somos uma nação. Seus sonhos, são nossos sonhos. Seu sucesso, será nosso sucesso. Compartilhamos um lar, um país. E os votos que fiz hoje são para vocês, norte-americanos", acrescentou.

"Nós defendemos fronteiras de outras nações e nos recusamos a defender as nossas próprias. Gastamos trilhões em outros países, enquanto nossa indústria entrava em decadência. Ajudávamos os outros, enquanto nosso país se desfazia no horizonte", destacou.

Por fim, o magnata afirmou que não decepcionará os norte-americanos. "A proteção vai nos fazer forte. Eu vou lutar por vocês e jamais desapontar vocês. Os EUA vão voltar a vencer de novo, como nunca antes", disse. Em outro recado, Trump pediu para que os "norte-americanos comprem de norte-americanos e que contratem norte-americanos"