Matéria publicada neste domingo (4) pelo The Guardian conta que os EUA e o Reino Unido têm mantido conversas sobre formas de enviar alimentos e suprimentos médicos para o leste de Aleppo e outras regiões de conflito na Síria.
Segundo a reportagem as negociações estão acontecendo há meses em Washington. Elas consideram uma ampla gama de possibilidades, desde envios por paraquedas até a criação de uma ponte aérea de drones.
> > The Guardian US and UK explore possibility of aid airdrops in Syria
O Guardian diz que existe ainda uma outra possibilidade mais teórica, que estuda o envio de drones comestíveis que podem ser desmontados pela própria população.
O diário indica que, no entanto, as discussões estão paradas após desacordos entre agências governamentais, a relutância dos militares em se envolver e a preocupação entre os funcionários de que voar sem a permissão do regime de Damasco e de seus aliados poderia dificultar as entregas humanitárias convencionais.
Enquanto isso, a situação do povo de Aleppo tem se tornado cada vez mais desesperada. Nenhum comboio rodoviário entra na região há cinco meses, os hospitais foram todos destruídos e as áreas controladas pelos rebeldes estão sob constante bombardeio.
As forças do governo sírio assumiram o controle de mais da metade dos distritos rebeldes de Aleppo depois de bombardeios e avanços no terreno, obrigando dezenas de milhares a fugir na semana passada.