ASSINE
search button

Presidente da Itália pede que 'compromissos sejam cumpridos'

Mattarella conduzirá novo processo político se Renzi renunciar

Compartilhar

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, fez um chamado nesta segunda-feira (5) para que as forças políticas respeitem os compromissos em andamento e os projetos de lei que ainda precisam ser votados no Parlamento. 

A declaração de Mattarella veio após uma reunião de cerca de uma hora no Palácio do Quirinale, em Roma, com o primeiro-ministro Matteo Renzi, que tinha prometido apresentar sua renúncia ao cargo devido à derrota de ontem (4) no referendo constitucional que propunha reformas no sistema político italiano e era uma das principais bandeiras do governo. 

"Estão diante de nós compromissos e prazos que as insitituições deverão assegurar, de qualquer maneira, com respeito e fornecendo respostas à altura dos problemas atuais", disse o chefe de Estado. 

Como presidente, Mattarella tem o encargo de conduzir o processo político da Itália a partir do momento em que Renzi apresentar seu pedido de renúncia. A oposição tem pressionado para Mattarella convocar novas eleições, mas há projetos de lei em votação que impediriam a formação de um novo governo no momento, como a Lei Orçamentária e a própria legislação eleitoral do país.    

A situação abre portas para que seja criado um governo temporário até novas eleições, ou que se mantenha a atual gestão para concluir os projetos em andamento, o que "atrasaria" a renúncia de Renzi. "A Itáilia é um grande países, com tanta energia positiva dentro de si", comentou Mattarella. 

"A afluência ao voto, registrada no referendo de ontem, é a testemunha de uma democracia sólida, de um país apaixonado, capaz de ter uma participação ativa", disse Mattarella.