ASSINE
search button

Em visita histórica, Abe e Obama vão a Pearl Harbor

Ataque à base militar dos Estados Unidos completou 75 anos em 2016

Compartilhar

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou nesta segunda-feira (5) que vai visitar a base militar de Pearl Harbor entre os dias 26 e 27 de dezembro com o presidente norte-americano, Barack Obama, no ano do 75º aniversário do ataque. 

Para jornalistas, o premier japonês disse que a visita tem como objetivo prestar homenagens as cerca de 3,5 mil vítimas do ataque à base militar norte-americana localizada no Havaí, que foi atacada pelo país asiático em 1941 e que foi o principal motivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). 

"Não devemos nunca mais repetir a tragédia de uma guerra", disse o primeiro-ministro. "É essa a mensagem que quero mandar e, ao mesmo tempo, [também] quero mandar uma mensagem de reconciliação entre EUA e Japão", afirmou Abe, que será o primeiro premier japonês em exercício a visitar a base naval. 

Já em maio deste ano, Obama, que terá nessa viagem sua despedida definitiva da Casa Branca, deu um passo histórico tornando-se o primeiro presidente norte-americano a visitar Hiroshima para prestar homenagens aos mais de 140 mil mortos da bomba atômica lançada pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial.