Papa Francisco visitará Irlanda em 2018

Premier Enda Kenny visitou o Vaticano ontem e falou com o Papa

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, informou nesta terça-feira (29) que o papa Francisco visitará o país em 2018, por ocasião da Jornada Mundial da Família, que acontecerá em Dublin.

O anúncio foi realizado após um encontro entre Kenny e o líder da Igreja Católica, no Vaticano. "O Papa Francisco tem sido uma voz importante para os jovens, os pobres e os desfavorecidos.

Estou feliz porque vai visitar a Irlanda em 2018", afirmou o premier, em uma mensagem divulgada nas redes sociais.

O governo irlandês também disse que "irá cooperar e ajudar" em tudo que for necessário para uma extensão da visita de Francisco à Irlanda do Norte. A última viagem de um Papa à Irlanda aconteceu há 40 anos, em 1979, com João Paulo II. No entanto, na época, o Pontífice não pode viajar ao Norte por conta da violência entre protestantes e nacionalistas católicos, porém "rezou de joelhos para a paz, apelando para a violência acabar", acrescentou Kenny.

A possível viagem do Papa entre Dublin e Irlanda do Norte seria mais um dos atos simbólicos de pacificação. Durante a audiência realizada ontem (28) entre Jorge Mario Bergoglio e Enda Kenny, no Vaticano, foi falado sobre os "laços históricos" entre as duas partes, destacando a contribuição da Igreja Católica no âmbito social e educativo.

Além disso, na pauta, também estava a importância do papel dos cristãos no espaço público, migrações na Europa, o desemprego juvenil e os desafios do Velho Continente.