Donald Trump é eleito novo presidente dos Estados Unidos

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os resultados provisórios divulgados nesta quarta-feira (9). Ele conquistou 276 votos do colégio eleitoral, contra 218 da adversária, a democrata Hillary Clinton.

Antes visto como "candidato improvável", Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama, que governou por dois mandatos (2009-2017). Ele assume a Casa Branca no dia 20 de janeiro.

A candidata democrata Hillary Clinton ligou para Trump e deu os parabéns pela vitória. A informação foi confirmada por ele, no primeiro pronunciamento como presidente eleito.

A vitória de Trump surpreendeu o mundo, pois pesquisas de intenção de voto mostravam o magnata atrás de Hillary, apesar da margem estreita de voto. Os dois candidatos enfrentaram uma alta rejeição do eleitorado norte-americano e Trump ainda protagonizou várias polêmicas ao longo da campanha eleitoral.

Um dos maiores magnatas dos Estados Unidos e financiador da própria campanha, Trump prometeu reduzir impostos, valorizar os veteranos de guerra e impor o poder político norte-americano na ordem mundial.

O republicano também ameaçou proibir a entrada de muçulmanos nos EUA, adotar uma política imigratória restrita e construir um muro na fronteira com o México. Em um dos momentos mais delicados da corrida, foi acusado por várias mulheres de cometer abusos sexuais.

Nascido em 14 de junho de 1946 no bairro nova-iorquino do Queens, Trump é o quarto dos cinco filhos de Fred Trump, um construtor de origem alemã, e Mary MacLeod, uma dona de casa de procedência escocesa. 

Casou-se em 2005 com Melania Trump. Antes disso, ele foi casado e se divorciou de Maria Trump e Ivana Trump. Com Melania, tem um filho chamado Barron. Com Maria, a filha Tiffany, com quem se reconciliou recentemente, depois de um relacionamento conturbado. Com Ivana, ele tem três filhos, Eric, Ivanka e Donald, que ocupam funções de comando em suas empresas.

Bilionário

Fred Trump morreu aos 93 anos, em 1999, deixando para Donald uma fortuna de US$ 250 milhões. Porém, os biógrafos consideram que Donald Trump já era milionário 20 anos antes, quando iniciou a compra de vários edifícios em Nova York. Essa foi uma fase ascendente da vida do empresário porque ele comprou, em 1983, um antigo prédio que depois se transformou no Trump Tower, e também o Trump Plaza, e vários cassinos em Atlantic City, no estado de Nova Jersey.

* Com Ansa

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais