ASSINE
search button

União Europeia dá 'Prêmio Sakharov' a duas jovens yazidis

Prêmio foi entregue a Nadia Murad e Lamiya Aji Bachar

Compartilhar

As jovens yazidis Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar receberam nesta quinta-feira (27) o Prêmio Sakharov de Liberdade de Expressão 2016. A premiação é a mais alta honraria dada pelo bloco na questão dos direitos humanos.    

As duas conseguiram fugir da exploração sexual de membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) no Iraque em 2014 e estão refugiadas na Europa.    

Por ser da minoria étnica yazidi, elas são perseguidas e exploradas pelos extremistas do EI, que condenam a prática religiosa desse povo. As mulheres são vítimas de todo o tipo de exploração e são vendidas como escravas enquanto os homens, geralmente, são assassinados pelo grupo.    

Murad é natural de Kocho, próximo a Sinjar, onde mais de 10 mil pessoas foram sequestradas pelo EI em agosto de 2014. Vítima de tortura e de abusos sexuais, ela conseguiu fugir de Mosul - para onde foi levada -, mas perdeu seis irmãos e sua mãe para os extremistas. Atualmente, é advogada e defende os interesses dos yazidis.    

Já Bashar foi raptada quando tinha apenas 16 anos e tentou fugir por diversas vezes do grupo durante 20 meses. Ela também era natural de Kocho.Segundo o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, afirmou que as duas jovens "com a violência sofrida na própria pele, são um encorajamento e um símbolo para que nós não tenhamos medo do Isis e do terrorismo". 

"Elas foram testemunhas de uma atrocidade sem precedentes. Colocaram-se em uma longa estrada para receber a proteção da Europa e agora nós somos obrigados a apoiá-las para garantir que o seu testemunho evite a impunidade".     

No ano passado, o prêmio foi entregue ao blogueiro saudita Raif Badawi, 31 anos, que foi condenado a 10 anos de prisão e a mil chicotadas por ter "insultado" valores islâmicos em seu blog.    

O Prêmio, entregue desde 1988, leva o nome de Andrei Sakharov, um dissidente soviético e cientista que lutava pelas liberdades civis. Sakharov recebeu o Nobel da Paz em 1975.