Comer massa não engorda, diz pesquisa italiana

Estudo concluiu que o alimento é bom se consumido moderadamente

Após analisar 23 mil pessoas, um estudo italiano provou que aquelas que têm corpos mais em forma e menos problemas de sobrepeso são as que consomem massa com frequência e de forma moderada.   

"A pasta é uma fonte de carboidratos e açúcares e tem um índice glicêmico moderado", explicou Licia Iacoviello, especialista do Instituto Neurológico Mediterrâneo. Entende-se como índice glicêmico a velocidade com que os carboidratos se transformam em açúcar no organismo. Quanto mais lento for o processo, mais saudável ele será.   

"A massa tem um índice moderado, mais baixo até do que o do arroz, do pão e da batata", concluiu. Os especialistas primeiro aplicaram questionários alimentares aos participantes e depois compararam essas informações com os dados relativos às medidas corporais.   

Mesmo sendo um alimento excluído da maioria das dietas, os resultados apontaram que as pessoas que consomem macarrão com moderação e frequentemente (cerca de 50 gramas por dia) apresentam uma silhueta mais saudável e melhores índices de massa corporal.