ASSINE
search button

'NYT': Grã-Bretanha vai deixar UE e abandonar os planos de Cameron

Decisão vai sacudir política e economia do mundo todo

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (24) no jornal norte-americano The New York Times, conta que a Inglaterra votou a favor de deixar a União Europeia, o que é uma decisão histórica, que com certeza vai modificar  o lugar da nação no mundo, chacoalhar o Continente e partidos políticos de  todo o Ocidente.

Segundo a reportagem, logo depois da contagem dos votos, o primeiro-ministro David Cameron, que liderou a campanha para permanecer no bloco, apareceu publicamente para anunciar que planejava renunciar em outubro, dizendo que o país merecia um líder comprometido em realizar a vontade do povo.

A matéria do NYT comenta que a decisão foi seguida por uma queda nos mercados financeiros, inclusive no valor da libra e mercados da Ásia despencando.

A margem de vitória surpreendeu até mesmo os defensores de uma saída britânica. A campanha por "Deixar" ganhou por 52 por cento contra 48 por cento. Mais de 17,4 milhões de pessoas votaram no referendo na quinta-feira (23) para cortar os laços com a União Europeia, e cerca de 16,1 milhões gostariam de permanecer no bloco.

"Farei tudo o que puder como primeiro-ministro para firmar o Estado durante as próximas semanas e meses", disse Cameron.