ASSINE
search button

Papa Francisco chega a Havana

Compartilhar

O Papa Francisco chegou às 17h deste sábado (19) - horário de Brasília - ao aeroporto internacional Jose Martí, em Havana, e foi recebido pelo presidente Raúl Castro assim que pisou em solo cubano.

Além de Castro, membros da Igreja Católica aguardavam o pontífice. Em seu discurso, o chefe de Estado afirmou que o povo cubano se sente honrado e realizado com a visita do Papa.

Raul fez críticas ao sistema desigual de distribuição de recursos na América Latina, disse que a humanidade é chamada a tomar providências, como já havia destacado o ex-presidente Fidel Castro, em 1992, e ressaltou o caráter social do Papa Francisco.

O papa Francisco partiu da Itália na manhã deste sábado (19) com destino a Havana, em Cuba, para iniciar sua viagem apostólica de três dias pela ilha caribenha. Ele viajou para o país em um Airbus A330-200 batizado de "Raffaello Sanzio", pela companhia aérea Alitalia, em voo que saiu, pontualmente, às 10h35 (hora local). Sua chegada é esperada para às 16h (hora local).    

No aeroporto de Fiumicino foram tomadas medidas de segurança discretas, como de costume. Jorge Mario Bergoglio foi recebido no local, entre outros, pelo presidente da Alitalia, Luca di Montezemolo, e pela diretora do Sistema de Aeroportos da região de Lazio, Patrizia Terlizi.    

O Pontífice, antes de subir no avião, cumprimentou - sempre sorrindo - um a um os tripulantes da aeronave e, por último, saudou todos os que estavam aguardando o embarque do líder da Igreja Católica.