Encíclica do papa Francisco será publicada dia 18

A nova encíclica do papa Francisco será publicada no próximo dia 18 de junho, informou nesta quinta-feira (4) a Santa Sé. O tema será meio ambiente e desnutrição. De acordo com o Vaticano, a confirmação vem para evitar "confusões com a difusão de informações falsas".    

Ainda não se sabe qual será o título da encíclica, mas fontes locais apostam em "Laudato Sii" ("Louvado Seja"), frase inicial do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, tido como o texto mais antigo da literatura italiana.

O santo patrono dos animais e do meio ambiente serviu de inspiração para Jorge Mario Bergoglio escolher seu nome de Pontífice. Esta será a primeira encíclica escrita exclusivamente por Francisco. Sua última encíclica, que estreou seu Pontificado, tinha sido iniciada pelo Bento XVI, que renunciou ao cargo em 2013. 

O documento papal foi publicado no mesmo ano, com o nome "Lumen Fidei". Segundo teólogos próximos ao Papa, a encíclica deverá abordar o tema do meio ambiente em seus diversos aspectos, da criação à proteção, passando por questões como fome no mundo, pobreza, globalização e escassez. 

Em entrevista à Ansa em dezembro do ano passado, o teólogo brasileiro Leonardo Boff contou que enviou material e livros sobre ecologia a Francisco para a produção da encíclica.