ASSINE
search button

Procuradoria abre investigação sobre protesto contra Expo

Acusados poderão pegar até 15 anos de detenção

Compartilhar

A Procuradoria de Milão abriu uma investigação neste sábado (02) sobre os protestos violentos ocorridos nesta sexta-feira (01) contra a realização da Expo 2015 na cidade. Segundo os procuradores, os acusados pela "devastação" podem pegar até 15 anos de cadeia. 

Ontem, cinco pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, contudo mais vândalos poderão ser acusados. Porém, a atitude dos black blocks provocou também a boa ação dos moradores da cidade. 

Muitos deles se uniram aos agentes da prefeitura e estão ajudando na limpeza de vitrines e edifícios pichados. O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, se manifestou novamente sobre os ataques e disse que essas pessoas não conseguiram destruir o evento. "Os italianos sabem muito bem de que lado ficar. Eles estragaram a festa? Não, tentaram estragá-la. Mas, quatro punks filhos de papai não irão estragar a Expo. E Milão é muito mais forte como espírito e determinação do que esses senhores pensam", afirmou Renzi.    

A região de Lombardia anunciou que irá disponibilizar 1,5 milhão de euros para os cidadãos que precisarem ser ressarcidos por danos durante os protestos. A ação de um grupo de manifestantes queimou carros, estabelecimentos e destruiu vidraças. Muitas ruas foram pichadas e diversos comércios e restaurantes foram danificados.