ASSINE
search button

Ex-braço direito de Saddam teria morrido no Iraque

Izzat Ibrahim al Douri combatia ao lado do Estado Islâmico

Compartilhar

O governo do Iraque anunciou nesta sexta-feira (17) que Izzat Ibrahim al Douri, ex-braço direito do ditador deposto Saddam Hussein, teria sido morto no norte do país enquanto combatia ao lado dos jihadistas do Estado Islâmico (EI).    

Nas próximas horas, o suposto corpo da vítima passará por um exame de DNA para confirmar sua identidade. Douri tinha 72 anos e foi o homem forte do regime de Saddam até a invasão conduzida pelos Estados Unidos em 2003.    

Ele havia sido o mais alto oficial iraquiano a escapar da prisão após a derrubada do ex-ditador. Foragido, o ex-general continuou liderando grupos insurgentes contra as forças de ocupação e o atual governo do país, até que se juntou ao EI.    

Fuga - Enquanto isso, em Ramadi, região central do Iraque, dezenas de milhares de civis iniciaram uma fuga em massa da cidade, que está cercada pelos jihadistas e sendo intensamente bombardeada. Testemunhas dizem que as pessoas estão indo de carro ou a pé para Khalidiya, a 25 km de distância, e depois a Bagdá, a 100 km.    

Os moradores em fuga também temem que as forças do governo, em represália ao Estado Islâmico, atinjam casas situadas em bairros conquistados pelo grupo.