ASSINE
search button

Polícia deixa casa de copiloto de voo que caiu na França com pertences da família

Familiares da tripulação visitaram local da queda separados das famílias das vítimas

Compartilhar

A polícia alemã realizou buscas na casa dos pais do copiloto Andreas Lubitz, que teria derrubado "deliberadamente" o avião da Germanwings na última terça-feira (24), segundo as autoridades francesas. Os policiais deixaram a residência com caixas e sacolas com pertences da família, entre eles um computador. Outros locais também foram revistados, como um apartamento em Düsseldorf, onde o copiloto morava.

As famílias da tripulação visitaram a área em que avião caiu, nos alpes franceses, separadas das famílias das vítimas, de acordo com informações do "El País".

Segundo o promotor de Marselha, Andreas Lubitz, um alemão de 28 anos, aparentemente derrubou "deliberadamente" o avião com 150 pessoas a bordo, depois de trancar o piloto fora da cabine, que tinha deixado o cockpit para ir ao lavatório, e assumir o controle. Os passageiros só teriam notado o que ocorria momentos antes da queda. 

"Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo", disse o promotor Brice Robin.

Na gravação extraída de uma das caixas-pretas do avião, é possível ouvir o piloto gritando do exterior da cabine, pedindo para entrar, além de chamadas do controle de tráfego aéreo, que não foram respondidas. De acordo com o procurador, a respiração de Andreas Lubitz também é audível nas gravações, o que prova que ele não perdeu a consciência durante a queda. 

Segundo informações da página de Lubitz no Facebook, que foi deletada, ele parecia ter uma vida normal, com interesses semelhantes aos de qualquer outro jovem de sua idade.

O acidente gerou medidas como a do governo do Canadá, que anunciou que deve exigir a permanência de duas pessoas na cabine dos voos de todas as companhias aéreas do país a partir de agora.

Saiba mais:

>> Acidente nos Alpes não é o primeiro com causa proposital, diz órgão de segurança

>> Merkel diz estar 'chocada' com queda proposital de avião

>> Lufthansa diz que acidente foi causado 'de propósito'

>> Copiloto estava sozinho em cabine na hora da queda de jato

>> Procuradoria diz que copiloto queria 'destruir' avião

>> Copiloto do Airbus tinha 630 horas de voo, diz Lufthansa