ASSINE
search button

Ted Cruz anuncia que é candidato à Presidência dos EUA

Republicano atacou Obama e disse que país 'voltará a ser grande'

Compartilhar

O senador republicano Ted Cruz, 44 anos, anunciou nesta segunda-feira (23) que irá concorrer à Presidência dos Estados Unidos. Ele é o primeiro candidato a divulgar formalmente sua candidatura para a disputa de 2016.

    "Estou concorrendo à Presidência e espero conquistar seu apoio", escreveu Cruz. Ele afirmou que "acredita nos EUA e em seu povo" e disse que lutará "por uma nova geração de conservadores corajosos que ajudem a fazer os EUA grandes novamente".

    Em seu primeiro discurso após o anúncio, na Liberty University, na Virgínia, Cruz disse que seu primeiro ato como presidente seria "abolir o Obamacare" - a reforma da saúde promovida por Barack Obama. O senador ainda defendeu a vitória do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nas eleições israelenses na última semana. "Imaginem um presidente que, ao invés de boicotar Netanyahu, apoia incondicionalmente Israel e combate o terrorismo islâmico chamando-o pelo seu nome", falou.

    Obama critica publicamente a postura do premier por ele não aceitar a criação de dois Estados - um judeu e um palestino - no Oriente Médio e pela "intromissão" de Netanyahu no acordo nuclear que os países do Ocidente querem fechar com o Irã.

    Cruz ainda terá que enfrentar outros líderes da direita norte-americana, como o irmão do ex-presidente George W. Bush, Jeb, na luta pela preferência do partido republicano pela indicação ao posto. Do outro lado, a candidata dos democratas deve ser a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. (ANSA)