ASSINE
search button

Morte da mãe de Rohani suspende conversas sobre acordo nuclear iraniano

Compartilhar

As negociações entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) sobre o programa nuclear de Teerã foram suspensas até a semana que vem para permitir que os delegados do país persa participem do funeral da mãe do presidente Hassan Rohani.    

Representantes iranianos e das principais potências mundiais estão reunidos desde a última segunda-feira (16) em Lausanne, na Suíça, para tentar chegar a um acordo definitivo sobre o tema. No entanto, fontes oficiais presentes nas tratativas dizem que um pacto está cada vez mais próximo.

O negociador russo Sergei Ryabkov declarou que, embora ainda restem alguns nós para se desfazer, espera-se que as equipes técnicas "terminem o trabalho principal" antes mesmo das conversas serem retomadas.    

Contudo, sua frase contrasta com o que afirmara anteriormente o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, após uma longa reunião com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. Segundo o norte-americano, ainda existem "dificuldades para resolver".    

Rumores apontam que está sobre a mesa um rascunho que prevê um corte de 40% no número de centrífugas iranianas para o enriquecimento de urânio (que passariam de 10 mil para 6 mil) pelos próximos 10 anos. Em troca, o Ocidente reduziria imediatamente as sanções que estrangulam a economia de Teerã.