Papa Francisco assistirá filme 'Irmã Dulce'

Pontífice verá longa na Cinemateca do Vaticano

O papa Francisco assistirá o filme "Irmã Dulce" na Cinemateca do Vaticano, informou o jornal O Globo. Ele verá o longa que conta a vida da religiosa brasileira ao lado de outros 53 convidados em uma sessão especial. "Irmã Dulce" estreou no dia 13 de novembro nas regiões norte e nordeste do Brasil e deve estar em cartaz até o fim do mês nas outras áreas do país. Em outubro, o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, entregou um DVD com o filme para o Pontífice.

    O longa-metragem mostra como a irmã Dulce atuou ao longo de sua vida e retrata tanto a juventude como os últimos momentos de vida da freira. Protagonizado pelas atrizes Bianca Comparato e Regina Duarte, o filme tem como destaque o cuidado que ela tinha com as pessoas pobres e enfermas - levando-as para serem cuidadas no galinheiro do convento - e a relação que teve de "mãe e filho" com o menino João.

    Ela o salvou duas vezes durante sua vida e a obra mostra todo o carinho que ela tinha pelo menino. Além disso, o filme mostra o encontro que Dulce teve como o papa João Paulo II em 1980.

    Também são retratadas as dificuldades que ela teve para criar sua instituição de atendimento aos necessitados, como o preconceito e o machismo da época.

    As imagens foram todas gravadas em Salvador, na Bahia, cidade onde a freira nasceu em 26 de maio de 1914. Ela faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, e em 10 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI reconheceu seu primeiro milagre e a beatificou. A "Bem-Aventurada Dulce dos Pobres" tem como data de celebração litúrgica o dia 13 de agosto.

    A vida de Irmã Dulce está em linha com o que Francisco prega para a Igreja Católica. Que seja uma instituição que atue como um "hospital de campo" e que não feche as suas portas para os necessitados. https://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)