Papa se reúne com presidente do Panamá

O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira (05) o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, e uma comitiva de representantes do país da América Central. Durante os 20 minutos de conversa "em clima de cordialidade", os dois líderes debateram sobre temas sociais relacionados aos jovens.

"Durante a reunião, o clima foi de cordialidade e focaram na colaboração da Igreja com o Estado para enfrentar alguns problemas de temática social, especialmente aqueles relacionados aos jovens, aos mais pobres e às pessoas vulneráveis", informou a Santa Sé em uma nota.

Ainda de acordo com o comunicado, "foram também discutidas diversas questões regionais na perspectiva da celebração da VII Cúpula das Américas, assim como algumas problemáticas internacionais, mostrando o empenho do país para a construção da paz". A VII Cúpula das Américas, que ocorre em 2015 em território panamenho.

Ao final do encontro, Varela presenteou o Pontífice com uma peça com a história do Canal do Panamá, que completa 100 anos em 2014, e uma tela feita à mão por membros da população indígena Kuna, que mostra a imagem de Nossa Senhora de La Antigua, padroeira do país.

O líder da Igreja Católica deu para o presidente panamenho uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida e o documento redigido por ele enquanto esteve em visita no Brasil.