A venda de uma blusa infantil listrada com o desenho de uma estrela amarela de seis pontas pela rede de roupas Zara gerou polêmica na Suíça por se lembrar o pijama usado nos campos de concentração nazistas na Segunda Guerra Mundial.
A peça "é uma lembrança terrível do pijama listrado usado pelos deportados. É simplesmente intolerável", lamenta a associação Coordenação Intercomunitária Contra o Anti-semitismo e a Difamação (CICAD), informou o site do jornal local "Le Matin".
A blusa para crianças foi colocada à venda no site da Zara, que por sua vez, declarou que "a blusa não está mais a venda nas lojas".
A empresa nega a associação com o holocausto e destaca que a estrela se remete aos filmes "clássicos de western" e representa as estrelas usadas por xerifes.
Não é a primeira vez que a marca se vê envolvida neste tipo de polemica, em 2007 ela foi acusada de vender bolsas com suásticas bordadas. Na época a Zara alegou que o produto tinha sido produzido na Índia onde o símbolo faz parte da cultura hinduísta e significa boa sorte.(ANSA)