ASSINE
search button

El País afirma que Brasil foi o país que cativou Mandela

Jornal cita a boa relação com Lula e Fernando Henrique

Compartilhar

Na edição desta sexta-feira (6/12) o jornal espanhol El País estampa em suas páginas o papel que o Brasil teve nas relações com Nelson Mandela. A matéria destaca a boa relação do líder sul-africano com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois ex-presidentes, afirma o jornal, “sempre tiveram um lugar no coração de Mandela”.

Em 2008 , Lula, afirma o jornal, interrompeu sua aposentadoria voluntária , depois de quatro anos fora da vida pública , porque queria visitar seu velho amigo. Mandela já estava com a saúde debilitada, mas não resistiu ao pedido do ex-presidente brasileiro. Em uma atitude mais do que generosa , o líder da África do Sul acolheu Lula por 15 minutos em Maputo, e ainda deixou-se fotografar ao seu lado.

"Estou muito honrado com a visita de Lula", disse Mandela aos jornalistas que aguardavam apenas o ex-presidente brasileiro sozinho e ficaram surpresos com o aparecimento de Mandela, andando com uma bengala , apoiando-se em sei amigo brasileiro. Eram dois ícones mundiais, que foram referência durante os séculos XX e XXI. Mandela foi o idealista que suportou 27 anos de prisão, e trabalhou para superar a segregação na África do Sul. Lula, o ex-operário que superou a pobreza, se elegeu também presidente de seu país e promoveu a distribuição de renda no Brasil.

"O grande legado de Nelson Mandela era fazer com que os negros da África do Sul descobrissem algo que parecia simples, mas não é: que se a maioria da população era negra , não fazia sentido continuar governada pela minoria branca daquele país. E isso era uma coisa extraordinária . As pessoas descobriram como uma força motriz é capaz de transformar a sociedade. E eu estou falando de Nelson Mandela , porque a mesma coisa aconteceu comigo e também com Evo Morales", disse Lula .