Irã convida AIEA a inspecionar reator nuclear de Arak

O Irã convidou inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a visitarem o reator de água pesada em Arak. A visita ocorrerá no dia 8 de dezembro e faz parte do cumprimento de um dos compromissos assumidos no acordo fechado com a AIEA em novembro. 

O reatoe de Arak, que ainda não está em funcionamento, é uma das principais preocupações das potências ocidentais, pois permitirá ao Irã produzir plutônio, uma alternativa ao urânio enriquecido, ambos componentes para a fabricação de uma bomba atômica. 

Além de um acordo com a AIEA, o Irã fechou no último domingo (24) um acordo com o chamado grupo 5+1, formado por Estados Unidos, China, Rússia, Alemanha, França e Grã-Bretanha. Com isso, Teerã se comprometeu a congelar seu programa nuclear por seis meses, em troca do alívio das sanções internacionais. Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ao rei saudita Abdullah para discutir o acordo interino sobre o programa nuclear iraniano. Segundo a Casa Branca, os dois concordaram em se falar frequentemente sobre o