O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira que manteve um contato histórico com o presidente do Irã, Hassan Rohani. Obama disse que falou pelo telefone com seu colega iraniano, o primeiro entre líderes dos dois países desde 1979.
"Há alguns minutos, falei por telefone com o presidente Rohani da República Islâmica do Irã", disse Obama em pronunciamento na Casa Branca.
"O simples fato de ter sido a primeira comunicação entre um presidente americano e um iraniano desde 1979 ressalta a profunda desconfiança que existe entre os nossos países, mas também indica a perspectiva de superar essa história difícil. Acredito que há base para uma resolução", ressaltou o presidente dos EUA.
Obama disse que a conversa girou em torno do programa nuclear iraniano e ambos concordaram em pedir às suas respetivas equipes que trabalhem rapidamente para chegar a um acordo.
O presidente americano disse ainda que esta é uma oportunidade única para tentar um entendimento sobre uma questão que vem isolando o Irã do Ocidente.