ASSINE
search button

Apesar de pedido de Patriota, Kerry diz que EUA manterão espionagem

Secretário de Estado dos EUA comentou denúncias de espionagem de e-mails de brasileiros

Compartilhar

Mesmo diante da cobrança pública do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que pediu a "descontinuidade" da espionagem dos Estados Unidos a cidadãos brasileiros, o secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, que os EUA manterão a prática, sob o argumento de garantir a segurança de seus cidadãos e de outros países contra ameaças terroristas.

"Nós discutimos muito diretamente com o governo brasileiro. Vamos continuar esse diálogo para ter certeza de que o seu governo entenda perfeitamente, para garantir não só a segurança de americanos, mas da população em geral", afirmou Kerry, ao lado de Patriota. "Não posso discutir aqui questões operacionais, mas posso dizer que o Congresso dos EUA aprovou uma lei depois do (dos atentados de) 11 de Setembro (de 2011), depois que fomos atacados pela Al-Qaeda. (Uma lei) que respeitava os nosso padrões legais, e depois o programa foi implementado sob a supervisão do judiciário", explicou o secretário americano.

Segundo Kerry, a coleta de informações de outros países não é uma exclusividade dos Estados Unidos. "O que os EUA estão procurando fazer é evitar que essas coisas aconteçam, sabendo de antemão. Os EUA recolhem inteligência estrangeira como fazem todas as nações. Acho que nossa coleta de inteligência ajudou nossa nação a nos proteger de muitas ameaças, e a muitos povos do mundo, como o brasileiro", justificou.

Na mesma entrevista, Patriota afirmou que a relação bilateral com os Estados Unidos enfrenta "um novo desafio" por conta das denúncias de espionagem, declarando que os esclarecimentos do governo americano não são suficientes para contornar o mal-estar diplomático. "Os esclarecimentos não são um fim em si mesmo", afirmou em declaração à imprensa, cobrando "descontinuidade" do processo, isto é, cobrando o fim da prática de espionagem no Brasil.

Patriota avaliou que as iniciativas americanas de espionagem são "práticas que podem ser atentatórias contra a soberanias dos Estados e também direitos individuais". "O que nós consideramos é que os EUA não encontrarão melhor parceiro no combate do terrorismo internacional, à medida que as parcerias sejam levadas a cabo de forma transparente", disse Patriota.

Há um mês, as denúncias de que os Estados Unidos, por meio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), teria espionado milhões de e-mails e telefonemas de brasileiros, vêm movimentando o governo. Além da instalação de um grupo técnico para analisar as denúncias, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram incumbidas de investigar a suspeita e os contratos entre as empresas de telefonias brasileiras e estrangeiras para verificar se alguma cláusula facilita a quebra de sigilo telefônico dos usuários.

No plano político, o caso rendeu declarações assertivas da presidente Dilma Rousseff e ações diplomáticas junto a foros internacionais por parte do Ministério das Relações Exteriores. O vice-presidente americano, Joe Biden, chegou a telefonar para a presidente Dilma Rousseff a fim de prestar esclarecimentos.

Pouco antes da visita de Kerry ao Brasil, uma comitiva interministerial brasileira foi aos Estados Unidos para ouvir explicações de técnicos americanos sobre o caso. Os Estados Unidos quiseram convencer os brasileiros de que o teor dos e-mails e telefonemas não era acessado. Tese refutada pelo jornalista Gleen Greenwald, que trouxe à tona a denúncia do ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) Edward Snowden.