ASSINE
search button

Sobe para quatro número de mortos em confrontos na Turquia

Compartilhar

Após 12 dias de protestos, as autoridades da Turquia confirmaram hoje (11) que quatro pessoas morreram nas manifestações. De acordo com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, as vítimas são três manifestantes e um policial. A Associação Turca dos Médicos também confirmou os números. Pelo menos 4 mil pessoas ficaram feridas nos confrontos, dezenas com gravidade.

O clima tenso permanece nas principais cidades turcas, como a capital, Ancara, Istambul e Izmir.

O primeiro-ministro chegou a responsabilizar a imprensa internacional e as redes sociais na internet por incitar os protestos que ocorrem no país desde o último dia 31.

"Os meios de comunicação internacionais desinformam de maneira sistemática e, com as instituições de imprensa mal-intencionadas os protestos têm aumentado", disse o primeiro-ministro, que é alvo dos protestos.

Erdogan pediu ainda aos manifestantes antigovernamentais concentrados no parque Gezi, em Istambul, que se retirem da praça, alertando que o jardim não é "uma zona de ocupação". “Convido todos a se retirarem", disse Erdogan, algumas horas depois de a polícia retomar o controlo da praça Taksim, junto ao parque Gezi.

Os protestos começaram na praça Taksim após a repressão policial de uma manifestação, no dia 31 de maio, contra a destruição do parque Gezi, em Istambul, e rapidamente se espalharam por Ancara e outras cidades turcas.