ASSINE
search button

Nova rainha da Holanda nasceu na Argentina

Compartilhar

Nesta terça-feira, dia 30 de abril, a rainha holandesa Beatrix abdicou do trono após 30 anos de reinado em prol do príncipe herdeiro, Willem Alexander. Com isso, uma princesa nascida na Argentina se torna a primeira rainha consorte plebeia da história do país.  

Nascida Máxima Zorreguieta Cerruti, em 17 de maio de 1971, em Buenos Aires. Pertencente à elite local, a rainha consorte holandesa estudou no famoso colégio bilíngue Northlands, em um bairro nobre da capital argentina, e graduou-se  em economia pela Universidade Católica de Argentina, em 1995. Após sua graduação, ela trabalhou para uma série de bancos internacionais - como o Deutsche Bank e o HSBC - em Nova York, nos Estados Unidos.

Máxima conheceu Willem-Alexander durante as festividades da Feira de Sevilha, na Espanha, em abril de 1999. Os dois foram apresentados por uma amiga aristocrata de Máxima. Logo em seguida, os dois engataram um namoro que se tornaria noivado em 30 de março de 2001.

À época do noivado, a figura de Máxima se tornou polêmica no país, especialmente por se tratar de uma mulher estrangeira e católica - a religião oficial do Estado holandês é a Igreja Reformada da Holanda -, além das suspeitas de que seu pai, um ministro da Agricultura durante a ditadura militar da Argentina, tenha consentido com os crimes cometidos pelo regime de seu país.

No entanto, isto não impediu que o noivado passasse a preencher uma série de pré-requisitos oficiais após ser anunciado. Em 17 de maio de 2011, Máxima se tornou cidadã holandesa por um decreto real. O seu casamento com Willem-Alexander foi aprovado, como manda a lei holandesa, pelo Parlamento do país em 2 de fevereiro de 2002, mas seus pais não foram convidados para a cerimônia.

Máxima chorou pela ausência do pai, proibido de participar da cerimônia, e também da mãe, que optou por não ir sozinha. A demonstração pública de emoção foi vista com bons olhos e nos últimos anos sua popularidade chegou a ser maior do que a do marido e da própria rainha Beatrix.

Máxima tem três filhas fruto do casamento com Willem-Alexander. A princesa herdeira Catharina-Amalia, nascida em 7 de dezembro de 2003; Alexia, nascida em 26 de junho de 2005, e Ariane, nascida em 10 de abril de 2007. A família real mora na Villa Eikenhorst, luxuosa residência real localizada na cidade de Wassenaar.

Desde seu casamento, Máxima também passou a ocupar diversos cargos de consultoria na Holanda e internacionalmente, muitos deles que pôde empregar seus conhecimentos econômicos.

Desde outubro de 2004, ela integra o Conselho de Estado, mais importante órgão consultivo do governo holandês. Em 2009, ela foi nomeada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, como sua assessora pessoal para o Desenvolvimento Financeiro Inclusivo (UNSGSA) e, em 2011, se tornou presidente honorária da Aliança Mundial do G20 para Inclusão Financeira. Nas duas funções, ela desenvolve campanhas para a promoção do acesso universal a serviços financeiros e inclusão econômica.