ASSINE
search button

Papa compara rosto do Santo Sudário a de vítimas de violência

Compartilhar

ROMA - O papa Francisco disse que a imagem do Santo Sudário se "assemelha" ao rosto de vários homens e mulheres "feridos por uma vida que não respeita a dignidade".

"Esse rosto desfigurado se assemelha a tantos rostos de homens e mulheres feridos por uma vida que não respeita a dignidade deles, pelas guerras e violências que atingem os mais frágeis", disse o Papa em um vídeo-mensagem gravado para a ostentação do Santo Sudário.

"Este rosto que tem os olhos fechados é o rosto de um defunto, mas que, misteriosamente, olha para nós, fala em silêncio. Como é possível?", questionou o Papa.

Segundo ele, "esta imagem fala ao nosso coração, nos leva a escalar o Monte do Calvário, a olhar a madeira da cruz, a imergir no silêncio eloquente do amor".

"Escutemos o que [esse rosto] quer dizer a nós, no silêncio, ultrapassando a própria morte. Através do Santo Sudário, recebemos a palavra única e última de Deus: o amor feito homem, encarnado na nossa história; o amor misericordioso de Deus que pegou para si todo o mal do mundo", exaltou o Papa.

O Santo Sudário fica guardado na Catedral de Turim, na Itália, e raramente é exposto ao público.