Mandela progride em seu terceiro dia de internação

Ex-presidente foi hospitalizado por problemas respiratórios

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, 94 anos, tem apresentado melhora constate na recuperação da infecção pulmonar que o levou a ser internado na quarta-feira (27), segundo informações do governo sul-africano.

Em observação e sob tratamento médico, o grande responsável pelo fim do racismo imposto pelo apartheid em seu país tomou na manhã desta sexta-feira um café da manhã completo. Mac Maharaj, porta-voz do governo,  voltou a pedir à população e à mídia respeito à privacidade do ex-presidente. Segundo o porta-voz Mandela estava "consciente" ao ser internado e durante sua estadia no hospital.

Jacob Zuma , chefe de estado sul-africano, pediu a seus conterrâneos e ao mundo que orem pela recuperação de ‘Madiba’, como Mandela é chamado em seu país desde 1994, ao ser eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. E ao chamar o líder africano de fonte de inspiração para sua vida e carreira, Barack Obama, presidente dos EUA, manifestou nesta sexta-feira seu desejo de recuperação a Mandela.

O ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi internado pela quinta vez e pouco menos de dois anos, em consequência dos problemas respiratórios decorrentes de seus 27 anos de prisão, impostos pelo regime anterior.