Papa dá susto ao tropeçar durante encontro com cardeais

Vaticano – O papa Francisco I se reuniu hoje (15) por uma hora com cardeais na Sala Clementina, no Palácio Apostólico. O papa deu um susto nos presentes ao tropeçar durante a cerimônia. Mas ele se equilibrou e nada ocorreu. Ao conversar com os cardeais, o papa apelou para que deixem de lado o pessimismo.

“Jamais cedamos ao pessimismo”, disse o papa dirigindo-se aos cardeais. “[Ao definir o que é pessimismo] a amargura que o diabo nos oferece todos os dias. Temos a firme a certeza de que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu sopro poderoso, a coragem de perseverar e também de buscar novos métodos de evangelização, para levar o Evangelho até os extremos confins da terra.”

O apelo do papa por evangelizar foi o tom que predominou no encontro. Para ele, a Igreja Católica Apostólica Romana deve atuar para atrair jovens e fiéis. O papa pediu que os cardeais usem a sabedoria da maturidade para conquistar fiéis.

“Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens”, disse o papa que foi aplaudido de pé pelos presentes. “Acredito que a maioria que aqui está vive na idade da sabedoria. Vamos doar sabedoria aos jovens”, completou ele.

O papa discursou por cerca de meia-hora, improvisando parte do texto por ele preparado. Ele lembrou da emoção que sentiu ao saudar os fiéis, logo após sua eleição, no último dia 13. Na ocasião, o papa desejou um 'boa noite', pediu que todos rezassem por ele e, em seguida, deu a bênção final.