As forças armadas norte-coreanas dispararam nesta sexta-feira (15) mísseis de curto alcance nas águas do Japão, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, em clima de tensão depois do recente teste nuclear de Pyongyang. O governo publicou imagens da ação no Instagram oficial do país.
Uma unidade das forças armadas norte-coreanas testou o lançamento dos mísseis, que se presumem ser KN-02 e com alcance estimado em 120 quilômetros.
Os testes ocorreram um dia depois de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ter realizado um exercício de artilharia com fogo real junto à fronteira do Mar Amarelo, que é disputada com a Coreia do Sul.
O espaço vem sendo um ponto de confrontos violentos entre Norte e Sul, em umas das maiores tensões militares dos últimos anos, sendo visto como lugar estratégico para um novo conflito entre os dois países.
O líder da Coreia do Norte visitou na semana passada uma inspeção às mesmas unidades de artilharia, onde houve ampla cobertura da televisão estatal e da Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC).
A Coreia do Norte ameaçou desencadear uma segunda Guerra da Coreia - com o uso de armas nucleares - em resposta às sanções da Organização das Nações Unidas impostas depois do seu terceiro teste atômico, realizado em fevereiro deste ano, e às manobras militares da Coreia do Sul com os Estados Unidos.
Apesar da tensão com o Sul, até o momento, a fronteira terrestre e marítima que divide as duas Coreias se mantém calma, depois dos sul-coreanos classificarem as ameaças do norte como uma tentativa de colocar "pressão psicológica" em Seul.