CIDADE DO VATICANO - O diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, declarou que o fato da Capela Sistina soltar fumaça preta após as primeiras três votações é algo "muito normal e não é sinal de nenhuma divisão entre os cardeais".
O porta-voz ainda destacou que no século passado, somente o papa Pio XII foi eleito após três votações.
O diretor da sala de imprensa do Vaticano também informou que o Papa emérito Bento XVI está acompanhando a eleição de seu sucessor. "Ontem à tarde encontrei o Prefeito da Casa Pontifícia e ele me disse que o Papa emérito segue os eventos com muita atenção e com muita participação espiritual", disse padre Lombardi.
"Dom Gänswein ficou ontem o dia todo aqui, eu acho que, durante o tempo do conclave, ele vai permanecer aqui", disse o porta-voz vaticano, referindo-se ao padre Georg Gänswein, secretario particular de Bento XVI.
Sobre a saúde dos cardeais reunidos, o religioso informou que eles "foram de bom humor e de boa saúde ao Palácio Apostólico". "Acho que eles estão todos na Capela Sistina para votar. Alguns foram a pé. Os afrescos de Michelangelo não provocaram nenhum problema de saúde nos cardeais", concluiu.