ASSINE
search button

Papa aprova mudanças para antecipar Conclave

Compartilhar

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira que o papa Bento XVI aprovou mudanças na legislação da Igreja para permitir que o início do Conclave que irá eleger seu sucessor seja antecipado. Pelas leis, o prazo originalmente estipulado seria de 15 dias após o início da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice.

Segundo a Santa Sé, o papa aprovou um 'Motu Proprio' (um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave.

>> Relatório sobre 'Vatileaks' só será conhecido pelo sucessor de Bento XVI

Com o decreto, os cardeais podem antecipar o início do conclave, desde que todos estejam presentes no Vaticano. Permanece a possibilidade de adiar o início da votação por até 20 dias após o início da Sé Vacante, caso seja necessário, para a chegada dos cardeais. Assim, o Conclave pode ser iniciado antes do dia 15 de março.

O Conclave para eleger o sucessor de Bento XVI deve começar "entre um mínimo de 15 dias e um máximo de 20" desde que se decrete a chamada "Sé Vacante", fixada para o próximo 28 de fevereiro às 20h (16h de Brasília), o momento que Bento XVI escolheu para abandonar o Trono de Pedro.

Cerca de 115 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

Para eleger o novo papa é necessário que um dos nomes tenha pelo menos dois terços dos votos.

As informações são do jornal La Stampa.