ASSINE
search button

Cúria começa retiro quaresmal: Cardeal Ravasi compara Bento XVI a Moisés

Compartilhar

Uma atmosfera bíblica e tensão cercam a Cúria com o início das orações de seus membros para a Quaresma, desta ao jornal La Stampa. Os exercícios espirituais anuais para a Quaresma começaram ontem na capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico, com uma celebração eucarística seguida da “Segunda Véspera” para o primeiro domingo da Quaresma.

De acordo com o La Stampa, em sua primeira meditação, o cardeal Gianfranco Ravasi usou uma imagem bíblica para ilustrar o futuro da presença de Bento XVI na Igreja, uma presença contemplativa remanescente de Moisés, que sobe para a montanha para rezar para o povo de Israel, que está no vale baixo lutando contra Amaleque: "Esta imagem é ilustrativa da principal tarefa da Igreja, isto é, a intercessão, intercedendo: vamos ficar no "vale" onde Amaleque está, onde a poeira está, onde habitam os medos, terror, pesadelos, mas também a esperança e vocês se hospedaram no vale conosco por oito anos. Mas a partir de agora, vamos saber que ele vai interceder por nós na montanha.”.

Gianfranco Ravasi começou a pregar nos exercícios espirituais no Vaticano na noite de ontem, indicou La Stampa. "Libertar a alma de alguma forma da mundanidade das coisas, da lama do pecado, a areia da banalidade, a picada de fofocas que enchem nossos ouvidos sem parar, especialmente em mundo de hoje ", disse Ravasi. O cardeal convidou fiéis para começar esta primeira meditação, deixando o silêncio se estabelecer em suas almas, livrando-se de todos os ruídos da vida diária.

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, descreveu o retiro do Papa e da Cúria como "O tempo de silêncio". Assim foi o penúltimo domingo do pontificado de Bento XVI, com a oração de Angelus convidando os membros da Igreja a renovar-se em espírito, rejeitar o egoísmo e o orgulho, não usar Deus para alcançar o sucesso e poder, o Papa não se esqueceu de enviar uma mensagem no Twitter: "A Quaresma é tempo favorável para redescobrir a fé em Deus como fundamento da nossa vida e da vida da Igreja."

Ainda de acordo com La Stampa, entrando no espírito do retiro que começou na noite de ontem, o cardeal Ravasi - que é um dos principais candidatos potenciais para o papado - disse: “O Santo Padre me confiou a tarefa de pregar exercícios espirituais deste ano, no Vaticano”. Convido vocês a se juntar a nós em oração. “E estes não são os únicos aspectos “tecnológicos “ dos exercícios espirituais deste ano”. O Rádio Vaticano estará carregando podcasts diários uma das de três pregações de Ravasi para aqueles que querem fazer o download e ouvi-los em um computador, smartphone ou MP3. Toda a série de pregações será publicada em um livro intitulado "O encontro", no início de março.

Restam apenas dez dias para o fim do atual papado. O Papa, entretanto, não fará aparições públicas durante toda a semana, por causa dos exercícios espirituais, que começaram na tarde de ontem, às 18 horas. Todas as audiências, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira, 20, estão suspensas até o fim dos exercícios espirituais no próximo sábado (quando o Papa de saída vai receber o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano).

La Stampa finaliza seu artigo afirmando que após o penúltimo Ângelus do Papa, ontem, e seu abraço à multidão de cem mil homens reunidos na Praça de São Pedro, Bento XVI passou o domingo refletindo e orando em preparação para o retiro quaresmal anual. Ele almoçou, como de costume com os membros da Casa Pontifícia e descansou à tarde antes de entrar no espírito de meditação quaresmal com algumas leituras de sua autoria. O tema escolhido pelo cardeal Gianfranco Ravasi - biblista distinto e "ministro" da Cultura do Vaticano - para os exercícios espirituais se concentra sobre os Salmos: "Ars orandi, ars credendi. O rosto de Deus e o rosto do homem nas orações dos Salmos. " 

Fonte: Vatican Insider – La Stampa