ASSINE
search button

Denúncia de troca de votos em urnas eletrônicas 

Eleitor pressiona Obama, mas máquina seleciona Romney

Compartilhar

Em pelo menos dois Estados americanos, eleitores denunciaram na tarde desta terça-feira (06) erros em sistemas eletrônicos de votação que teriam trocado os votos entre os candidatos à presidência do país. Na Pensilvânia, uma máquina de votação foi retirada de funcionamento, segundo a rede NBC, após um eleitor postar no Youtube um vídeo que mostra um voto no democrata Barack Obama ser computado para o rival republicano Mitt Romney.

Já na cidade Pueblo, no Estado do Colorado, o Partido Republicano pediu a abertura de uma investigação para apurar a denúncia de que votos em Romney estariam sendo atribuídos a Obama. Uma autoridade eleitoral local justificou o erro comparando ao uso inadequado de celulares com tela touchscreen, nos quais o dedo parece tocar uma coisa, mas na realidade seleciona outra. A informação é da rede árabe Al Jazeera.

Os Estados Unidos não têm um sistema nacional de votação, cabendo a cada Estado definir o seu, incluindo sistemas eletrônicos e urnas com voto de papel.