ASSINE
search button

França resgata com vida 4 alpinistas desaparecidos após avalanche

Compartilhar

Quatro alpinistas que estavam desaparecidos após uma avalanche no Mont Maudit, na parte francesa do Mont Blanc, foram encontrados com vida nesta quinta-feira. O deslizamento havia matado nove pessoas e deixado ao menos nove feridos. Entre os mortos, estão dois espanhóis, dois alemães e dois suíços.

Essa foi uma das avalanches mais mortíferas dos últimos anos. Os três últimos corpos descobertos sob a avalanche pela manhã seriam os de três alpinistas britânicos que estavam entre as sete primeiras pessoas desaparecidas, indicou a prefeitura. Logo após a avalanche, duas pessoas foram encontradas sem ferimentos.

O alarme foi dado por um dos feridos nesta quinta-feira, às 3h25 GMT (0h25 de Brasília), disseram os bombeiros. O ministro do Interior francês, Manuel Valls, que visitará Chamonix (centro-leste), expressou sua "grande tristeza" e sua "grande emoção". As autoridades realizarão uma investigação para determinar a origem da avalanche.

O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu no dia 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas - três suiços, um guia austríaco e quatro alemães - morreram em uma avalanche no Mont Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço. O Mont Maudit, de 4.465 m, é um dos itinerários para chegar ao Mont Blanc e forma parte da "via dos três montes", junto ao Mont Blanc de Tacul e ao Mont Blanc.

Com informações da AFP.