Cuba nega pela 19ª vez autorização para Yoani Sánchez deixar o país

A blogueira Yoani Sánchez anunciou nesta sexta-feira(3), pelo Twitter, que, pela 19ª vez, Cuba lhe negou autorização para que ela deixasse o país. A jornalista recebeu o visto brasileiro no último dia 25 e tinha expectativa de visitar o Brasil para participar do lançamento de um documentário sobre liberdade de imprensa no qual é uma das entrevistadas.

“Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a 19ª vez que violam meu direito de entrar e sair de meu país”, escreveu Yoani no microblog Twitter.

Yoani ficou famosa na web por cobrar que a presidente Dilma Rousseff intercedesse a seu favor para que o governo cubano lhe autorizasse a viajar ao exterior. Um vídeo no qual a blogueira pedia que a presidente a ajudasse a sair do país para participar do evento ficou famoso. Posteriormente, ela se valeu de pedidos no Twitter e ganhou notoriedade. Em visita oficial à Cuba, na semana passada, Dilma Rousseff ignorou o caso. 

A blogueira viria ao país para participar da exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", em Jequié, na Bahia, do documentarista Dado Galvão. O filme trata da liberdade de imprensa no Brasil e em Cuba.