Papa Bento XVI destaca valor da família

O papa Bento XVI enviou uma mensagem aos espanhóis destacando o valor da família como um "tesouro para cuidar e valorizar". A mensagem, divulgada neste sábado pelo Vaticano, foi enviada às famílias espanholas que se reuniram ontem na Plaza de Cólon, em Madri, por ocasião da Festa da Sagrada Família de Nazaré, as informações são da agência Ansa.

"Deixem-se guiar pela Igreja sem ceder às muitas forças mundanas que ameaçam o grande tesouro da família", afirmou o Papa no texto, convidando as famílias a "revitalizarem a fé em suas próprias casas".

O Pontífice destacou a "imprescindível dimensão educativa da família", onde, segundo ele, "se aprende a viver, a transmitir a fé e onde os filhos tornam-se conscientes de sua vocação e dignidade".

O exemplo familiar, observou, "é capaz de ensinar muito mais coisas do que podem fazer a palavra". "Esta dimensão educativa da família pode receber uma inspiração especial no Ano da Fé", que se iniciará em outubro de 2012, acrescentou.

Joseph Ratzinger ainda saudou os jovens que, em Madri, assistiram à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano, pedindo a eles que defendam "a autêntica dignidade da família".

O Papa celebra nesta noite, na Basílica de São Pedro, o tradicional hino Te Deum de agradecimento pelo fim do ano civil de 2011. O rito, que ocorre em todo último dia do ano, conta com a recitação das Vésperas e precede a parada do Pontífice no presépio da Praça de São Pedro, no Vaticano.