ASSINE
search button

Publicidade da Benetton mostra Bento XVI beijando imã egípcio

Compartilhar

Mais uma vez o grupo italiano Benetton optou por imagens de impacto para sua publicidade, mostrando, desta vez, uma montagem do Papa Bento XVI beijando na boca o imã sunita da Universidade egípcia de Al-Azhar, Ahmed el Tayyeb, em nome da luta "contra o ódio".

A fotomontagem, que faz parte da nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), está sendo apresentada nesta quarta-feira por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris. Já começou a circular pela internet e num banner gigante colocado perto do castelo de Sant''Angelo, em Roma.

Luca Borgomeo, presidente da Associação dos telespectadores católicos italianos, pediu a retirada imediata da publicidade: "Será que a Benetton não podia conceber qualquer coisa melhor?", indagou.

Uma outra imagem impactante foi colocada em outro banner diante da catedral de Milão, mostrando Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao.

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotomontagens provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

O fotógrafo italiano comprometeu-se com temas ligados à liberdade sexual, Aids e mais geralmente contra descriminações a comunidades, raças e culturas.

As relações entre o Papa e o imã de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

O Vaticano reagiu à campanha considerando que a publicidade é "uma falta de respeito grave ao Papa", considerou o Vaticano nesta quarta-feira.

Em comunicado, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou "diligências ante as autoridades para garantir (...) o respeito à figura do Pontífice".

O Vaticano protesta "contra a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais".

"Trata-se de uma falta de respeito, assim como ofensa aos sentimentos dos fiéis, e uma demonstração evidente da maneira pela qual se pode violar, na publicidade, as regras elementares da consideração a pessoas para atrair a atenção através de uma provocação", acrescentou o Vaticano.

Um banner com a foto foi colocada na ponte que leva ao castelo Sant'Angelo, em Roma.

"Trata-se de imagens simbólicas - com um toque de esperança irônico e de provocação construtiva - para promover uma reflexão sobre a maneira pela qual a política, a religião, as ideias, mesmo se opostas e diversas, podem levar ao diálogo e à mediação", justificou-se a Benetton.

Uma outra imagem de impacto foi posta diante da catedral de Milão, mostrando o presidente americano Barack Obama beijando na boca o chinês Hu Jintao.

As fotos começaram a circular rapidamente na Internet, antes da apresentação oficial.

A campanha "United Colors of Benetton" denominada "UNHATE" ("não ódio") foi oficialmente inaugurada em Paris pelo vice-presidente do Benetton Group, Alessandro Benetton. Compreende, também, um beijo trocado entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel.