Detido no México um dos líderes de poderoso cartel do narcotráfico

Agência AFP

MÉXICO - Agentes mexicanos detiveram Luis Carlos Vázquez Barragán, líder de ''La Línea'', braço armado do cartel de Ciudad Juárez, informou este domingo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Os militares "conseguiram a detenção de Luis Carlos Vázquez Barragán, aliás ''El 20'', um dos líderes do grupo criminoso denominado ''La Línea''", informou a SSP em um comunicado.

Vázquez Barragán recebia ordens diretas de Vicente Carrillo Fuentes, codinome ''El Viceroy'' (o vice-rei), chefe do cartel de Juárez e por quem a promotoria mexicana oferece pouco mais de dois milhões de dólares, acrescentou o informe.

O cartel de Juárez mantém uma sangrenta disputa com o cartel de Sinaloa, a cargo de Joaquín ''Chapo'' Guzmán, pelo controle de Chihuahua (norte), estado fronteiriço com os Estados Unidos e onde fica Ciudad Juárez, a mais violenta do México.

Cerca de 25.000 pessoas foram assassinadas no México pelo crime organizado desde dezembro de 2006, quando o governo iniciou uma política de segurança com mais de 50.000 militares.