ASSINE
search button

Medvedev propõe fundo internacional contra catástrofes naturais

Compartilhar

Agência AFP

MOSCOU - O presidente russo, Dimitri Medvedev, propôs neste sábado a criação de um fundo internacional para fazer frente a catástrofes como a maré negra do Golfo do México.

"É preciso pensar em criar um fundo internacional ao qual as grandes potências farão suas contribuições para assegurar estes riscos", declarou Medvedev em seu blog.

O presidente se referiu à maré negra do Golfo do México, a pior da história dos Estados Unidos, provocada pelo afundamento, em 22 de abril, da plataforma Deepwater Horizon, explorada pelo grupo petroleiro britânico BP.

"Em casos como este, até mesmo as companhias mais ricas, os países maiores podem carecer de dinheiro", afirmou Medvedev.

"Vou propor o tema durante a cúpula do G20" que será celebrada no Canadá no fim de junho, acrescentou. Segundo o presidente, as leis internacionais existentes "não bastam para fazer frente a esta tragédia".

Medvedev reconheceu que a Rússia herdou problemas ecológicos "enormes" da União Soviética, principalmente "mais de dois bilhões de toneladas de rejeitos industriais".

"Há lugares onde a situação ecológica é nefasta para a vida", declarou o chefe de Estado russo, lamentando que tenha demorado tanto a criação de consciência sobre o assunto.