ASSINE
search button

Orca que matou treinadora deve permanecer se apresentando

Compartilhar

Portal Terra

ORLANDO - O parque temático SeaWorld afirmou nesta quinta-feira, que a baleia Tilikum deve continuar participando de shows e apresentações em Orlando. Entretanto, o parque deverá adotar novas medidas com relação ao animal.

Em seu blog, o parque afirmou que a partir de agora, os procedimentos para lidar com a baleia deverão mudar. "Nós ainda estamos revendo este incidente e iremos avaliar a situação, para tomar uma decisão neste sentido".

Na quarta-feira, uma treinadora do parque SeaWorld em Orlando morreu depois de ser atacada pela orca Tilikum, em frente à plateia. John Mulhall, porta-voz da equipe de resgate, afirmou que paramédicos foram chamados para o estádio Shamu, no parque temático, onde encontraram a funcionária Dawn Brancheau já sem vida.

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais se afogou em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", afirmou Dan Brown, gerente-geral da franquia. "Este é um momento extremamente difícil para todos no parque SeaWorld", disse Brown.

A orca Tilikum, que significa amigo na língua dos índios Chinook, é uma das baleias que participam dos espetáculos com animais marinhos nos parques do SeaWorld, que incluem ainda golfinhos e focas. Tilikum esteve envolvida em outros incidentes, incluindo a morte, em 1991, de um treinador no centro Sealand Of The Pacific, no Canadá.