Mujica irá a Porto Alegre para Fórum Social Mundial

Agência ANSA

MONTEVIDÉU - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, irá participar do 10º Fórum Social Mundial (FSM), evento que começa nesta segunda-feira em Porto Alegre e que deve fazer uma análise das edições anteriores.

Segundo informou a imprensa local, Mujica pretende se reunir com os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Venezuela, Hugo Chávez; Bolívia, Evo Morales, e Paraguai, Fernando Lugo, que também são esperados pela organização do fórum.

Neste ano, o processo do FSM será realizado de forma descentralizada, com atividades e eventos em várias partes do mundo. No Rio Grande do Sul, os encontros e seminários acontecem até o dia 29, sob o tema "Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre".

Se concretizada, esta será a segunda viagem internacional do futuro chefe de Governo desde a sua eleição, no dia 29 de novembro passado, quando venceu o conservador Luis Lacalle com 52% dos votos.

Há alguns dias, o uruguaio esteve na Argentina, onde se reuniu com a presidente deste país, Cristina Kirchner, com quem definiu uma agenda de temas comuns. No próximo mês, ele deverá ir ao México, junto ao atual mandatário, Tabaré Vázquez, para uma reunião do Grupo do Rio.

Mujica já se reuniu com Lula por duas vezes. A primeira, em agosto do último ano, quando ainda era candidato, em Brasília; e logo após ter sido eleito, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada em dezembro em Montevidéu.

Ex-membro da guerrilha urbana Tupamaros e com 74 anos, José Mujica assumirá a presidência do Uruguai em março, dando início à segunda gestão da aliança esquerdista Frente Ampla.